Angola5
 

Hermínio Santos escreveu um guia para profissionais portugueses que dá resposta às perguntas mais frequentes.


Angola é um dos destinos preferidos dos novos emigrantes portugueses, pelas oportunidades de trabalho que oferece e também pelos ordenados que são praticados. Acontece que, às vezes, se parte à "aventura", desconhecendo pormenores essenciais para uma boa adaptação ao país.

Hermínio Santos, que entre Setembro de 2005 e Dezembro de 2010 foi assessor de comunicação do grupo Escom, acaba de editar um livro com a chancela da Planeta, que se assume como um guia essencial para profissionais portugueses que queiram trabalhar em Angola. Trata-se de um auxiliar preciso, escrito em estilo didáctico, que lhe permite tirar todas as dúvidas, antes de tomar a decisão de partir.

Aqui ficam cinco perguntas e outras tantas respostas que servem de aperitivo para o que pode encontrar no livro.

 

Qual é, em média, um vencimento em Angola?

Um administrador pode ganhar mensalmente em 15 a 20 mil dólares. Um director entre 10 a 15 mil dólares e um técnico entre 4.500 e 6.000 dólares. As viagens, renda de casa e carro com motorista (para as duas primeiras categorias) são geralmente benefits'.

 

O que devo ter em conta antes de tomar a decisão de ir para Angola?

Falar com várias pessoas que estejam em Angola e que tenham um estilo de vida idêntico ao seu. Deve ter expectativas baixas, esclarecer todos os detalhes do seu contrato, fazer um 'check up' físico e levar os medicamentos considerados essenciais. Ao nível da segurança aconselha-se o bom senso e deve ir munido de uma grande dose de paciência porque o ritmo angolano é muito diferente do português.

 

Tomada a decisão de ir para Angola, quais os erros a evitar?

Evite ir para Angola apenas para ganhar dinheiro. Se não houver uma boa adaptação não há dinheiro que pague a desadaptação. Não vá com espírito de facilitismo. Deve manter-se fiel a si próprio e aumentar ainda mais o grau de exigência perante o trabalho.

 

Que opções de escolas existem para os meus filhos?

Escolher uma escola para os filhos em Luanda ou em outros locais de Angola é uma tarefa complexa. A esmagadora maioria dos expatriados ou outros profissionais escolhe os colégios privados e internacionais.

 

Como posso formar uma empresa em Angola?

Um regra fundamental é ter um contacto local em quem confia. Esse contacto será vital para lhe abrir portas, desbloquear burocracias e dar-lhe conselhos sobre como investir.

 

Extraído do livro de Hermínio Santos, "Trabalhar em Angola", editora Planeta


in Jornal de Negócios

Siga-nos no

Porto 225 023 526      |      Paços de Ferreira 255 862 505

Parceiros